A cura vem pela fala

A Psicanálise alivia o sofrimento psíquico, proporciona uma vida mais consciente e responsável, promovendo o amadurecimento emocional e o autoconhecimento.

check
check
Psicóloga e psicanalista Marcia Barros

Benefícios da Psicanálise

Relação Terapêutica
Ação x Reação
Relacionamentos saudáveis
Reflexão mais profunda
Superação de problemas
Psicóloga e psicanalista Marcia Barros

A Psicanálise é uma forma de tratamento em saúde mental, criado pelo médico neurologista Sigmund Freud, onde um dos conceitos fundamentais é a manifestação do inconsciente.

O inconsciente até então não mencionado na comunidade médica, começou a ser estudado por Freud, onde ele recebia pacientes com muitas queixas de doenças que eram, na verdade, questões ligadas à estrutura emocional.

Freud percebeu que os traumas de infância, frustrações, medos, desejos não realizados, insatisfações, irritabilidade, e tantos outros problemas que podem ocorrer durante a vida, transformava-se em patologias, tais como: paralisias, tosse, fobias, crises de ansiedade, depressão, cegueira, irritações na pele, surdez, etc.

Foi através do método de investigação do inconsciente que foi possível dar voz aos pacientes que sofriam calados e não sabiam o que estava acontecendo com eles, colocar para fora as angústias, os medos, sem julgamentos, foi uma incrível revolução para a época.

A psicanálise é destinada a qualquer pessoa que queira tratar com carinho e cuidado as suas questões mais íntimas, problemas emocionais do passado e também do presente, e iniciar um processo de análise. 

A análise é a ferramenta que o psicanalista utiliza para conduzir o atendimento clínico, onde paciente fica deitado em um divã, ou em uma poltrona confortável, e começa a relatar as suas vivências de maneira livre, sem regras, falar o que viver a  sua mente, é o que o Freud chamava de associação livre.

Na análise é possível ressignificar (dar um novo significado) a experiências negativas e traumáticas que trouxeram sofrimento.

É um espaço de escuta clínica em que o paciente se sente confortável para compartilhar com um profissional qualificado problemas emocionais dos mais variados, tais como: angustia emocional, ansiedade, depressão, luto, baixa autoestima, dificuldades de comunicação, dificuldades para tomar decisões, problemas familiares, traumas emocionais, medos e fobias, mudanças de vida, problemas de relacionamento, estresse, separações e perdas. 

Psicóloga e psicanalista Marcia Barros